MELO, LuanaJACOMINI, Mariângela LeocárdioFERREIRA, Ingridy Karoline2025-10-082025-04-30http://dspace.unifeob.edu.br:4000/handle/123456789/7465Na Alfabetização e Letramento, a visão tradicional centrada apenas na decodificação das palavras deve ser substituída por práticas que promovam o uso social da leitura e da escrita. Segundo Neuenfeldt (2006), a interdisciplinaridade pode ser um caminho eficaz para essa mudança, conectando, por exemplo, a literatura infantil com a matemática, de modo a tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Essa abordagem alinha-se com a teoria construtivista de Piaget, que defende que o aprendizado ocorre de forma ativa e contextualizada. Além disso, Silva e Oliveira (2017) afirmam que o ensino de Matemática deve incorporar práticas de leitura e escrita, pois a dificuldade na interpretação de problemas compromete a aprendizagem matemática. De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, a linguagem desempenha um papel central no desenvolvimento do pensamento, e é por meio dela que o aluno é capaz de construir significados sobre o mundo. O Letramento Matemático, por sua vez, propõe um ensino que vai além dos cálculos, incentivando o aluno a compreender e aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.ptPedagogia EADMatemáticaLetramentoProjeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre TeresaArticle