FRANCISCO, Daniela FonsecaJACOMINI, Mariângela LeocárdioFERREIRA, Ingridy Karoline Nogueira2025-10-082025-04-30http://dspace.unifeob.edu.br:4000/handle/123456789/7464A alfabetização e o letramento vão além da decodificação de letras e palavras; envolvem a capacidade de compreender , interpretar e utilizar a linguagem de forma funcional. O letramento matemático , por sua vez, propõe que os estudos não apenas resolvem operações , mas compreendam os conceitos matemáticos em contextos reais .Dessa forma, a aprendizagem se torna mais relevante e duradoura. Entre as principais abordagens contemporâneas, destaca-se a teoria socioconstrutivista de Vygotsky, que enfatiza a interação social no processo de aprendizagem. Essa perspectiva sugere que o professor deve atuar como mediador, estimulando a troca de conhecimentos entre os alunos. .Já Piaget propõe que o aprendizado ocorra por meio da construção ativa do conhecimento, exigindo atividades que desafiem os estudantes a pensar criticamente e resolver problemas.ptPedagogia EADMatemáticaLetramentoProjeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre TeresaArticle