DSpace 8
DSpace is the world leading open source repository platform that enables organisations to:
- easily ingest documents, audio, video, datasets and their corresponding Dublin Core metadata
- open up this content to local and global audiences, thanks to the OAI-PMH interface and Google Scholar optimizations
- issue permanent urls and trustworthy identifiers, including optional integrations with handle.net and DataCite DOI
Join an international community of leading institutions using DSpace.
The test user accounts below have their password set to the name of this software in lowercase.
- Demo Site Administrator = dspacedemo+admin@gmail.com
- Demo Community Administrator = dspacedemo+commadmin@gmail.com
- Demo Collection Administrator = dspacedemo+colladmin@gmail.com
- Demo Submitter = dspacedemo+submit@gmail.com

Communities in DSpace
Select a community to browse its collections.
- I Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia da Mantiqueira
- Pareceres Jurídicos
- Trabalhos dos alunos de Educação Física
- Projetos Integrados realizados pelos estudantes em cada módulo.
Recent Submissions
Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
(2025-06-30) TAKARA, Jean Minoro; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a
oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
(2025-06-30) LUIZ, Yasmim Carrion; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a
oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
(2025-06-30) ALVARENGA, Maria Rita; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a
oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
(2025-06-30) DIAS, Vivian Lara Cardinalli; COLAUTO, Matheus; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
Este trabalho tem por objetivo: Promover interação, imaginação e aprendizado (história, prática e arte). Estimular o interesse por leitura, natureza e criação visual. Atrelando competências cognitivas (Compreensão da história: Entender a narrativa, personagens e sequência dos eventos. Imaginação e visualização: Criar imagens mentais a partir da história. Noções básicas de ciência: Aprender sobre germinação e o que as plantas precisam. Percepção visual: Observar e representar através do desenho. Vocabulário: Aprender novas palavras da história. Atenção e foco: Concentrar-se nas atividades. Socioemocionais (Interação social: Compartilhar e interagir com os colegas. Escuta e respeito: Aprender a ouvir e respeitar os outros. Expressão emocional: Expressar sentimentos através do desenho. Conquista e autonomia: Sentir-se capaz ao plantar o feijão. Empatia e natureza: Desenvolver cuidado com o meio ambiente) Motoras (Aprimorar a coordenação motora fina. Manuseio de Materiais. Sensoriais (Visual: Observação de imagens e desenhos. Tátil: Manuseio de materiais diversos. Auditivo: Escuta da história e interação verbal.
Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
(2025-06-30) OLIVEIRA, Francielli Candido de; BESSONI, Monique Alves; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
Este relatório apresenta o desenvolvimento simulado do Projeto Integrado do curso de Pedagogia da UNIFEOB, com o tema “Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento”. O projeto visa à integração entre teoria e prática por meio da leitura, reescrita e dramatização com crianças da Educação Infantil. A atividade foi baseada na obra “A cesta da Dona Maricota”, de Tatiana Belinky, e resultou em uma nova versão coletiva e ilustrada da narrativa. O planejamento contemplou estratégias lúdicas que promovem o protagonismo infantil, escuta sensível e construção de autoria. A experiência reforça o papel do educador como mediador da linguagem e fomenta práticas pedagógicas criativas e significativas.