Engenharia Civil

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O Projeto Integrado é uma estratégia didática de ensino–aprendizagem cujo objetivo é materializar a interdisciplinaridade entre os saberes abordados durante o curso. Ou seja, o processo de realização do Projeto Integrado fornece subsídios para que o estudante desenvolva as competências relacionadas ao perfil profissional do curso, já que essas competências são exigidas nos diversos contextos do mundo acadêmico, prático e científico.

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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre
    (2025-06-30) CAVELAGNA, João Victor; FREITAS, Henrique Junio Ferreira de; BRANDT, Cláudia; ARDANA, Edwin Saldaña
    O modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre
    (2025-06-30) CAVELAGNA, João Victor; BRANDT, Claudia; ARANDA, Edwin Saldaña; FREITAS, Henrique Junio Ferreira de
    O modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
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