Pi´s Engenharia Civil 2025
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- Item Projeto Integrado - Engemharia Civil - Exatas Aplicadas: Relatório Experimental - Carbonatação das estruturas de concreto(2025-06-02) FERREIRA, Larissa Cristina; NEGREIROS, Pedro Henrique; TONON, DanieleA carbonatação é uma reação que ocorre em concretos expostos a ambientes naturais e que, sob certas condições, pode ter seu processo acelerado. Essas condições tais como: temperatura, umidade, e concentração de dióxido de Carbono contribuem diretamente na velocidade do processo. Esse processo também pode ser acelerado ou retardado pela composição química do cimento utilizado. O processo de carbonatação se dá pela ação do CO₂ na face do concreto. O dióxido de carbono presente na atmosfera reage com a água presente no concreto, formando o ácido carbônico.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Construção e Materiais - Memorial Descritivo(2025-04-30) MALAFATI, Thainá Aparecida Gavério; MINGHINI, Victor; TONON, DanieleO presente memorial descritivo tem como objetivo apresentar e justificar a escolha dos materiais utilizados na obra em questão, destacando suas propriedades químicas e físicas, bem como suas aplicações e benefícios. Os materiais selecionados incluem tijolos de bloco furado, piso cerâmico, azulejos e telhas cerâmicas, todos amplamente utilizados na construção civil devido à sua durabilidade, estética e eficiência. A escolha desses materiais foi fundamentada em suas características específicas, que atendem às necessidades funcionais e estéticas do projeto, além de contribuírem para a sustentabilidade e eficiência energética da edificação.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Exatas Aplicadas - Relatório Experimental - Análise de Impacto em Placas de Concreto(2025-06-02) FONSECA, Vinicius Adriano; FANTIM, Adenilson Aparecido; TONON, DanieleO trabalho tem como objetivo: Analisar o comportamento de três placas de concreto, com composições diferentes, submetidas ao impacto de um peso de 2 kg caindo de uma altura de 1 metro, verificando a resistência dos materiais sob ação de forças dinâmicas.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Exatas Aplicadas - Relatório Experimental : Avaliação do Impacto Dinâmico em Placas de Gesso Puras e Reforçadas com Malha de Fibra de Coco(2025-05-30) M. FILHO, Charles Dias; LAGO, Naila Julia do; FOSSA, Luciana M. A.; TONON, Daniele; RABELO, Luiz AugustoEste trabalho tem por objetivo: Analisar o comportamento dinâmico de placas de gesso sob impacto, comparando placas puras e placas reforçadas com malha de fibra de coco, correlacionando os resultados com fundamentos da dinâmica e da química dos materiais compósitos. O estudo do comportamento de materiais sob condições de impacto é fundamental para o desenvolvimento de estruturas mais seguras e eficientes, especialmente em aplicações na construção civil. Entre os materiais utilizados nesse setor, as placas de gesso são amplamente utilizadas devido à sua versatilidade, leveza e custo acessível. No entanto, sua fragilidade frente a cargas dinâmicas limita seu uso em determinadas aplicações. Nesse contexto, a incorporação de materiais naturais, como fibras vegetais, mostra-se uma alternativa afim de reforçar placas de gesso e melhorar seu desempenho mecânico.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Exatas Aplicadas - Relatório Experimental: Análise do Funcionamento de um Motor Homopolar usando Pilha Alcalina, Imã de Neodímio e Fios de Cobre(2025-06-02) OLIVEIRA, Nichkolas Pinto de; TONON, Daniele; RABELO, Luiz AugustoO trabalho tem por objetivo: Construir e analisar o funcionamento de um motor homopolar utilizando uma pilha Duracell AA, ímãs de neodímio, fio de cobre e uma base de madeira, com o objetivo de compreender os fundamentos físicos do movimento rotacional gerado por forças magnéticas e os processos eletroquímicos envolvidos. O motor homopolar é o motor elétrico mais simples conhecido. Ele funciona com base na Lei de Lorentz, que descreve a força sobre uma carga em movimento num campo magnético. Trata-se de uma aplicação prática e visual dos conceitos de corrente elétrica, magnetismo e força resultante, permitindo relacionar os princípios da Física Dinâmica (Leis de Newton) e da Química Geral (reações redox) com um experimento simples e de baixo custo.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Exatas Aplicadas - Relatório Experimental: Concreto Sob Pressão - A Força está no Interior(2025-06-02) FONSECA, Vinicius Adriano; FANTIM, Adenilson Aparecido; TONON, DanieleEste trabalho tem por objetivo: Analisar o comportamento de três placas de concreto, com composições diferentes, submetidas ao impacto de um peso de 2 kg caindo de uma altura de 1 metro, verificando a resistência dos materiais sob ação de forças dinâmicas.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Exatas Aplicadas - Relatório Experimental: Estudo da Cinética de Endurecimento e da Química da Hidratação do Cimento(2025-05-20) SILVA, Wildiney Alves da; FRANÇA, Kaio Natam de Souza; COSTA, Ingrid Batista da; TONON, Daniele; RABELO, José AugustoO cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil, sendo essencial para a produção de concreto e argamassas. Sua relevância reside na capacidade de reagir quimicamente com a água, por meio do processo de hidratação, resultando no endurecimento e no desenvolvimento de resistência mecânica. Composto majoritariamente por silicatos de cálcio, aluminatos e ferroaluminatos, o cimento Portland apresenta uma química complexa que influencia diretamente as propriedades do material hidratado. Compreender a cinética de hidratação e os mecanismos químicos envolvidos é fundamental para otimizar o desempenho e a durabilidade das estruturas de concreto, além de mitigar problemas como retração e suscetibilidade a ataques químicos.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Exatas Aplicadas - Relatório Experimental: Química Experimental e Física Dinâmica(2025-06-02) SILVA, Luan dos Santos da; NASCIMENTO, Rafael; SILVA, Michel; RABELO, José Augusto; TONON, DanieleOs movimentos na crosta da Terra são as principais razões para as causas dos terremotos, mas eles também podem ser gerados por atividades vulcânicas ou de deslocamento de gases no interior do planeta. A camada mais externa da Terra é fragmentada em 15 grandes placas, que são chamadas de placas tectônicas, e se movimentam lentamente umas em relação às outras. Ainda que esse deslocamento seja de apenas alguns centímetros por ano, é o suficiente para gerar deformações nos limites. Em geral, o fenômeno é uma resposta à deformação de longo prazo e ao acúmulo de tensão entre as placas. Entre os efeitos das ondas sísmicas estão a vibração do solo, a abertura de novas falhas, o deslizamento de terra, os tsunâmis e as mudanças na rotação da Terra.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Fisica Estática e Circuitos Elétricos - Ponte de Macarrão(2025-06-30) COSTA, Ingrid Batista da; NATAM, Kaio; SANTOS, Luan; NASCIMENTO, RafaelO projeto visa construir e analisar dois circuitos elétricos distintos: um em série e outro em paralelo, utilizamos uma bateria de 9V e lâmpadas de 3V. No circuito em série, as lâmpadas foram conectadas sequencialmente, de forma que a corrente elétrica percorresse por cada uma delas antes de retornar à fonte de alimentação. No circuito em paralelo, cada lâmpada foi conectada individualmente à fonte, permitindo que cada uma recebesse a mesma tensão.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Fisica Estática e Circuitos Elétricos - Ponte de Macarrão(2025-06-30) MORAES FILHO, Charles Dias de; FOSSA, Luciana Matos Araújo; OLIVEIRA, Nichkolas Pinto de; LAGO, Naila Julia doO projeto visa construir e analisar dois circuitos elétricos distintos: um em série e outro em paralelo, utilizamos uma bateria de 9V e lâmpadas de 3V. No circuito em série, as lâmpadas foram conectadas sequencialmente, de forma que a corrente elétrica percorresse por cada uma delas antes de retornar à fonte de alimentação. No circuito em paralelo, cada lâmpada foi conectada individualmente à fonte, permitindo que cada uma recebesse a mesma tensão.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Fisica Estática e Circuitos Elétricos - SABESP(2025-06-30) SILVA, Wildiney Alves da; RABELO, Luiz Augusto; SALDAÑA, EdwinA Competição de Pontes de Espaguete tem por objetivo análise estrutural, o projeto, a construção e o desenvolvimento de um circuito elétrico funcional para iluminar a ponte. A atividade integra conhecimentos sobre circuitos elétricos, cálculo de potência e segurança em instalações elétricas, equilíbrio estático e teoria das estruturas. Durante a competição será realizado um ensaio destrutivo de uma ponte treliçada construída com macarrão tipo espaguete e colas epóxi, respeitando o regulamento descrito a seguir. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1m, com peso não superior a 750g. A construção da ponte deverá ser precedida da análise de algumas opções de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida, com estimativa de carga de colapso.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas - Passarela Projetada para o Bem Estar dos Cachorros do Mato(2025-06-30) MAURÌCIO, Ana Rafaela; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin SaldañaEsta passarela foi elaborada com foco no bem-estar dos cachorros do mato que habitam nas proximidades da UNIFEOB.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Memorial de Cálculo Descritivo(2025-06-30) SANTONIO, Felipe Ferreira; BURGUEZ, Vinicius Augusto Fernandes; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin SaldañaElaboração de um projeto de uma passarela metálica para a travessia de animais silvestre, na localização do Campus UNIFEOB. Interligando o Campus com a área verde ao outro lado da Avenida Dr. Otávio da Silva Bastos. A Passarela será destinada para a travessia de animais, como cachorro do mato, capivaras dentre outros animais.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Passarela para Animais Silvestres(2025-06-30) CARDOSO, Gabriela de Oliveira; CAPUANO, Luis Ricardo P.; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin SaldañaA presença de animais silvestres na região do campus Mantiqueira da UNIFEOB é frequente, em razão da área de preservação ambiental existente nos arredores da faculdade e do Bosque Municipal Gavino Quessa. No entanto, essa região é cortada pela Avenida Octávio Bastos, o que dificulta a travessia dos animais de um lado para o outro. Como consequência, têm sido registrados diversos atropelamentos e mortes de animais silvestres ao tentarem atravessar a via, o que torna urgente a implementação de uma solução para o problema.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre(2025-06-30) CAVELAGNA, João Victor; FREITAS, Henrique Junio Ferreira de; BRANDT, Cláudia; ARDANA, Edwin SaldañaO modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre(2025-06-30) CAVELAGNA, João Victor; BRANDT, Claudia; ARANDA, Edwin Saldaña; FREITAS, Henrique Junio Ferreira deO modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre(2025-06-30) RODRIGUES, Daniel Vinicius Generoso; RAMOS, Leonardo Bruno HonorioA crescente expansão da infraestrutura viária frequentemente resulta na fragmentação de ecossistemas naturais, impondo barreiras ao deslocamento da fauna silvestre e elevando o risco de acidentes rodoviários envolvendo animais. O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma solução estrutural para uma passarela de fauna, visando mitigar esses impactos. A estrutura foi concebida para permitir a travessia segura de animais, com foco inicial nas necessidades do campus da UNIFEOB, mas com a premissa de um design adaptável a diferentes contextos geográficos e topográficos. O trabalho visa aplicar os conhecimentos de análise e dimensionamento de estruturas metálicas, em conformidade com as normativas técnicas brasileiras, culminando em um projeto seguro, funcional e economicamente exequível.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre(2025-06-30) FELIPE, Leonardo; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin SaldanaO modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre(2025-06-30) GONÇALVES, Gustavo RozaniO modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
- Item Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas: Passarela para Animais Silvestres(2025-06-30) GENEROSO, Rodrigo Tronfino; MATA, Saint Clair Moraes daO modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.