Pedagogia Online 2025

Permanent URI for this collectionhttp://dspace.unifeob.edu.br:4000/handle/123456789/7463

Browse

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
    (2025-06-30) JUNQUEIRA, Maria Eduarda Martins; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
  • Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
    (2025-06-30) SILVA, Samira Maria Matta Costal da; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
  • Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
    (2025-06-30) BARBOSA, Larissa Coelho; JACIOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
  • Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
    (2025-06-30) ROQUE, Tainara Dias; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
  • Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
    (2025-06-30) CASARINI, Geovana Duarte; CARLIN, Valéria Vaiarini; MOREIRA, Patricia Aparecida da Silva; LAFACE, Ana Luiza Baron; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
  • Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana
    (2025-06-30) ANDRADE, Richard de; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
  • Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos: Leitura e Prática - Compreendendo a linguagem como atividade humana
    (2025-06-30) Liliane; Naiara; Neiva; Graziela; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    O Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.