Pedagogia Online 2025
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- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) PEREIRA, Helton Carlos Sabino; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA educação do século XXI exige uma ruptura com práticas tradicionais e a adoção de metodologias que valorizem o aluno como sujeito ativo da aprendizagem. Na área da Matemática, isso significa abandonar a simples memorização de algoritmos e fórmulas para adotar propostas como a Resolução de Problemas, defendida por Onuchic e Pavanello, nas quais o aluno investiga, levanta hipóteses, discute estratégias e constrói o raciocínio lógico de forma significativa. O erro, nesse contexto, é visto como parte do processo e não como falha, estimulando a autonomia e a criatividade.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) NEVES, Sandra Cristina; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA nova direção do colégio Santa Tereza, precisa apresentar as novas propostas e investir na capacitação dos docentes, propor uso de jogos pedagógicos lúdicos, jogos extraclasse para melhorar o interesse dos alunos na sua aprendizagem. Os docentes desta escola precisam conhecer seus alunos dialogando com eles, trazendo para sala de aula a vivência de mundo que eles trazem de seu dia a dia. É muito importante estar atento ao que o aluno traz de seu cotidiano, segundo o pensador Paulo Freire é essencial essa mediação entre professores e alunos, desafiando eles em pesquisas usando a tecnologia ao seu favor. Propor uma inovação partindo primeiramente das propostas e os objetivos da escola, com diálogos, treinamentos e adaptação onde for necessário. A nova direção poderia começar com uma reunião propondo aos professores uma sondagem sobre os alunos a fim de averiguar o que trazem de bagagem, partindo então de um princípio já com algum conhecimento de causa. Nesta perspectiva professores já introduzem pesquisas para fomentar o interesse dos alunos. Professores sempre pesquisando com os alunos para terem essa interação entre ensino e aprendizagem. Novas tendências de ensino precisam andar juntas com as tecnologias e adversidades, por tanto, necessitam de estudo com toda equipe de trabalho.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) SILVA, Lidiana Rodrigues; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA educação está em constante evolução e a modernização das metodologias de ensino é essencial para atender às demandas do século XXI. No Colégio Madre Teresa, a introdução de práticas inovadoras na Matemática e na Alfabetização e Letramento oferece uma oportunidade para transformar a experiência educacional. A abordagem construtivista, que promove um aprendizado ativo, é central nesse processo. O construtivismo defende que o aprendizado deve ser ativo, com o aluno construindo seu entendimento por meio de suas experiências. Em Matemática, isso envolve desafios como resolver problemas reais, como calcular materiais para uma construção ou analisar custos financeiros. A aprendizagem baseada em projetos, como a criação de um "mercado escolar", e o uso de materiais concretos, como blocos e ábacos, também são práticas eficazes.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) GONÇALVES, Mirian Barbosa; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraPara facilitar a compreensão de todas as dimensões e perspectivas pedagógicas, devemos entender que as tendências surgem como ideias de filósofos e escritores. De acordo com as mudanças e as necessidades educacionais de cada criança no ambiente escolar.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) GALDINO, Marlene dos Santos; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA didática é um ramo da Pedagogia que se dedica aos métodos e técnicas de ensino com o objetivo de colocar em prática os fundamentos da teoria pedagógica. José Carlos Libâneo organizou as tendências pedagógicas em dois grupos principais: liberais e progressistas. Sua análise conecta a educação à estrutura social e relaciona essas perspectivas à prática pedagógica, evidenciando como essas teorias influenciam a atuação docente no contexto social. Mas o que significam exatamente essas duas categorias de tendências pedagógicas? ● Pedagogias liberais: Teorias não críticas, a escola prepara os alunos para o desempenho de papeis pré definidos socialmente; ● Pedagogias progressistas: Teorias críticas, entendem a educação como um processo sócio-político. É possível notar que a escola tem assumido um papel social cada vez mais relevante, consequência direta da influência de grandes pensadores das teorias da educação. Um tema recorrente nas discussões sobre educação é a criatividade, especialmente no contexto da educação infantil. Tornar o aprendizado criativo é essencial para garantir a eficácia do processo de ensino.
- Item Peojeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento: Colégio Madre Teresa(2025-04-30) MENDES, Maria Cristina Silva; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraPara compreender as dimensões pedagógicas e as perspectivas teóricas em que se baseiam, é necessário identificar as principais tendências ou correntes pedagógicas que permeiam o processo educativo. De modo geral, as tendências educacionais são uma coleção de ideias de filósofos e escritores sobre a educação e como compartilhá-la. Elas surgiram em resposta às mudanças sociais e às necessidades educacionais dos alunos, incorporando estratégias inovadoras, tecnologia e princípios de ensino. Cada tendência é como um espelho através do qual observamos a educação, moldando a forma como ensinamos.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento: Colégio Madre Teresa(2025-04-30) MELO, Marcela de Cássia da Cruz; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA educação é um processo que está sempre passando por mudanças e deve adaptar-se às necessidades dos alunos .No Colégio Madre Tereza, a adoção de novas metodologias na matemática ,alfabetização e letramento não consiste apenas em uma mudança, mas uma necessidade para preparar os alunos para os desafios do dia a dia. Isso não significa que os valores tradicionais serão abandonados, mas sim aprimorados para garantir um ensino de qualidade .No ensino de matemática por exemplo ,é necessário superar a memorização mecânica e abordar resoluções de problemas ,atividades lúdicas contribuem bastante para o aprendizado .Piaget investigou os processos mentais inseridos na construção do conceito de número. Os seus estudos comprovam que a criança não pode conceituar adequadamente o número até que seja capaz de conservar quantidades, tornar reversíveis as operações ,classificar e seriar. Uma criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando, repetindo e exercitando ,mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e exercitando sua criatividade. .Para alfabetização e letramento pode usar o construtivismo que defende que a aprendizagem ocorre a partir da interação do aluno com o meio, permitindo que ele construa seu próprio conhecimento por meio de desafios e descobertas. Segundo Paulo Freire, o processo de alfabetização não acontece de forma mecânica ou desvinculada de um universo existencial requer uma atitude de criação e recriação. O autor destaca que não basta apenas dominar a escrita, é preciso inserir o sujeito nesse mundo para que desenvolva uma leitura crítica das relações sociais .Pode-se usar os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985)no qual pensa em como a criança aprende ,se desenvolve e se apropria da língua escrita
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) MELO, Luana; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy KarolineNa Alfabetização e Letramento, a visão tradicional centrada apenas na decodificação das palavras deve ser substituída por práticas que promovam o uso social da leitura e da escrita. Segundo Neuenfeldt (2006), a interdisciplinaridade pode ser um caminho eficaz para essa mudança, conectando, por exemplo, a literatura infantil com a matemática, de modo a tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Essa abordagem alinha-se com a teoria construtivista de Piaget, que defende que o aprendizado ocorre de forma ativa e contextualizada. Além disso, Silva e Oliveira (2017) afirmam que o ensino de Matemática deve incorporar práticas de leitura e escrita, pois a dificuldade na interpretação de problemas compromete a aprendizagem matemática. De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, a linguagem desempenha um papel central no desenvolvimento do pensamento, e é por meio dela que o aluno é capaz de construir significados sobre o mundo. O Letramento Matemático, por sua vez, propõe um ensino que vai além dos cálculos, incentivando o aluno a compreender e aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) FRANCISCO, Daniela Fonseca; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA alfabetização e o letramento vão além da decodificação de letras e palavras; envolvem a capacidade de compreender , interpretar e utilizar a linguagem de forma funcional. O letramento matemático , por sua vez, propõe que os estudos não apenas resolvem operações , mas compreendam os conceitos matemáticos em contextos reais .Dessa forma, a aprendizagem se torna mais relevante e duradoura. Entre as principais abordagens contemporâneas, destaca-se a teoria socioconstrutivista de Vygotsky, que enfatiza a interação social no processo de aprendizagem. Essa perspectiva sugere que o professor deve atuar como mediador, estimulando a troca de conhecimentos entre os alunos. .Já Piaget propõe que o aprendizado ocorra por meio da construção ativa do conhecimento, exigindo atividades que desafiem os estudantes a pensar criticamente e resolver problemas.