Pedagogia Online 2025
Permanent URI for this collectionhttp://dspace.unifeob.edu.br:4000/handle/123456789/7463
Browse
2 results
Search Results
Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas de Matemática e Letramento : Oficinas(2025-06-30) GALDINO, Marlene dos Santos; SANTOS, Sérgio Ricardo dosSaber ler e escrever é tão importante quanto saber contar, a alfabetização matemática na infância é importante pois a criança aprende brincando. O letramento no ciclo da alfabetização abrange o processo ensino aprendizagem onde estão envoltos o conceito e o procedimento necessários para as práticas sociais de leitura e escrita. A discussão sobre o letramento matemático tem como referência as produções sobre o processo de letramento e aquisição da linguagem escrita que amplia a visão de alfabetização, sendo assim é importante destacar que as linguagens falada e escrita caminham atreladas a matemática, pois compartilham de uma mesma base cognitiva. Seu foco é a construção do conhecimento através de experiências concretas, da resolução de problemas, e de materiais como jogos e atividades lúdicas que priorizem desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio matemático das crianças.Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) GALDINO, Marlene dos Santos; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA didática é um ramo da Pedagogia que se dedica aos métodos e técnicas de ensino com o objetivo de colocar em prática os fundamentos da teoria pedagógica. José Carlos Libâneo organizou as tendências pedagógicas em dois grupos principais: liberais e progressistas. Sua análise conecta a educação à estrutura social e relaciona essas perspectivas à prática pedagógica, evidenciando como essas teorias influenciam a atuação docente no contexto social. Mas o que significam exatamente essas duas categorias de tendências pedagógicas? ● Pedagogias liberais: Teorias não críticas, a escola prepara os alunos para o desempenho de papeis pré definidos socialmente; ● Pedagogias progressistas: Teorias críticas, entendem a educação como um processo sócio-político. É possível notar que a escola tem assumido um papel social cada vez mais relevante, consequência direta da influência de grandes pensadores das teorias da educação. Um tema recorrente nas discussões sobre educação é a criatividade, especialmente no contexto da educação infantil. Tornar o aprendizado criativo é essencial para garantir a eficácia do processo de ensino.