Pedagogia Online 2025
Permanent URI for this collectionhttp://dspace.unifeob.edu.br:4000/handle/123456789/7463
Browse
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) SILVA, Samira Maria Matta Costal da; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) JUNQUEIRA, Maria Eduarda Martins; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) CARVALHO, Ana Letícia Leite de; PEREIRA, Caroline Arribet Francisco; SILVA, Gabriely Sthefany Vilela; CRUZ, Tamiris Cristina Carvalho da; SILVA, Thaynara Kauane de Souza; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) CASARINI, Geovana Duarte; CARLIN, Valéria Vaiarini; MOREIRA, Patricia Aparecida da Silva; LAFACE, Ana Luiza Baron; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) SACHETTO, Aline Cristina da Cunha; BEDNARCZYK, Luiza Ruston; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) ANDRADE, Richard de; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) DELALLIBERA, Amanda Damaglio; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) BALBINO, Amanda de Souza; SOUZA, Cristianen Grilanda de; VENÂNCIO, Marina Aparecida Tomaz; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) NICOLA, Andreina Carolina; MACIEL, Alexsandra Suzye Benelli; SILVA, Magdale Alves da; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) DIAS, Vivian Lara Cardinalli; COLAUTO, Matheus; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosEste trabalho tem por objetivo: Promover interação, imaginação e aprendizado (história, prática e arte). Estimular o interesse por leitura, natureza e criação visual. Atrelando competências cognitivas (Compreensão da história: Entender a narrativa, personagens e sequência dos eventos. Imaginação e visualização: Criar imagens mentais a partir da história. Noções básicas de ciência: Aprender sobre germinação e o que as plantas precisam. Percepção visual: Observar e representar através do desenho. Vocabulário: Aprender novas palavras da história. Atenção e foco: Concentrar-se nas atividades. Socioemocionais (Interação social: Compartilhar e interagir com os colegas. Escuta e respeito: Aprender a ouvir e respeitar os outros. Expressão emocional: Expressar sentimentos através do desenho. Conquista e autonomia: Sentir-se capaz ao plantar o feijão. Empatia e natureza: Desenvolver cuidado com o meio ambiente) Motoras (Aprimorar a coordenação motora fina. Manuseio de Materiais. Sensoriais (Visual: Observação de imagens e desenhos. Tátil: Manuseio de materiais diversos. Auditivo: Escuta da história e interação verbal.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) CARMO, Ellainne Aparecida do; GARCIA, Patricia de Souza; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) RIBEIRO, Carla; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) LUIZ, Yasmim Carrion; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) TAKARA, Jean Minoro; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.