Pedagogia Online 2025
Permanent URI for this collectionhttp://dspace.unifeob.edu.br:4000/handle/123456789/7463
Browse
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) PEREIRA, Helton Carlos Sabino; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA educação do século XXI exige uma ruptura com práticas tradicionais e a adoção de metodologias que valorizem o aluno como sujeito ativo da aprendizagem. Na área da Matemática, isso significa abandonar a simples memorização de algoritmos e fórmulas para adotar propostas como a Resolução de Problemas, defendida por Onuchic e Pavanello, nas quais o aluno investiga, levanta hipóteses, discute estratégias e constrói o raciocínio lógico de forma significativa. O erro, nesse contexto, é visto como parte do processo e não como falha, estimulando a autonomia e a criatividade.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) NEVES, Sandra Cristina; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA nova direção do colégio Santa Tereza, precisa apresentar as novas propostas e investir na capacitação dos docentes, propor uso de jogos pedagógicos lúdicos, jogos extraclasse para melhorar o interesse dos alunos na sua aprendizagem. Os docentes desta escola precisam conhecer seus alunos dialogando com eles, trazendo para sala de aula a vivência de mundo que eles trazem de seu dia a dia. É muito importante estar atento ao que o aluno traz de seu cotidiano, segundo o pensador Paulo Freire é essencial essa mediação entre professores e alunos, desafiando eles em pesquisas usando a tecnologia ao seu favor. Propor uma inovação partindo primeiramente das propostas e os objetivos da escola, com diálogos, treinamentos e adaptação onde for necessário. A nova direção poderia começar com uma reunião propondo aos professores uma sondagem sobre os alunos a fim de averiguar o que trazem de bagagem, partindo então de um princípio já com algum conhecimento de causa. Nesta perspectiva professores já introduzem pesquisas para fomentar o interesse dos alunos. Professores sempre pesquisando com os alunos para terem essa interação entre ensino e aprendizagem. Novas tendências de ensino precisam andar juntas com as tecnologias e adversidades, por tanto, necessitam de estudo com toda equipe de trabalho.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento: Colégio Madre Teresa(2025-04-30) MELO, Marcela de Cássia da Cruz; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA educação é um processo que está sempre passando por mudanças e deve adaptar-se às necessidades dos alunos .No Colégio Madre Tereza, a adoção de novas metodologias na matemática ,alfabetização e letramento não consiste apenas em uma mudança, mas uma necessidade para preparar os alunos para os desafios do dia a dia. Isso não significa que os valores tradicionais serão abandonados, mas sim aprimorados para garantir um ensino de qualidade .No ensino de matemática por exemplo ,é necessário superar a memorização mecânica e abordar resoluções de problemas ,atividades lúdicas contribuem bastante para o aprendizado .Piaget investigou os processos mentais inseridos na construção do conceito de número. Os seus estudos comprovam que a criança não pode conceituar adequadamente o número até que seja capaz de conservar quantidades, tornar reversíveis as operações ,classificar e seriar. Uma criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando, repetindo e exercitando ,mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e exercitando sua criatividade. .Para alfabetização e letramento pode usar o construtivismo que defende que a aprendizagem ocorre a partir da interação do aluno com o meio, permitindo que ele construa seu próprio conhecimento por meio de desafios e descobertas. Segundo Paulo Freire, o processo de alfabetização não acontece de forma mecânica ou desvinculada de um universo existencial requer uma atitude de criação e recriação. O autor destaca que não basta apenas dominar a escrita, é preciso inserir o sujeito nesse mundo para que desenvolva uma leitura crítica das relações sociais .Pode-se usar os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985)no qual pensa em como a criança aprende ,se desenvolve e se apropria da língua escrita
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) MELO, Luana; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy KarolineNa Alfabetização e Letramento, a visão tradicional centrada apenas na decodificação das palavras deve ser substituída por práticas que promovam o uso social da leitura e da escrita. Segundo Neuenfeldt (2006), a interdisciplinaridade pode ser um caminho eficaz para essa mudança, conectando, por exemplo, a literatura infantil com a matemática, de modo a tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Essa abordagem alinha-se com a teoria construtivista de Piaget, que defende que o aprendizado ocorre de forma ativa e contextualizada. Além disso, Silva e Oliveira (2017) afirmam que o ensino de Matemática deve incorporar práticas de leitura e escrita, pois a dificuldade na interpretação de problemas compromete a aprendizagem matemática. De acordo com a teoria sociocultural de Vygotsky, a linguagem desempenha um papel central no desenvolvimento do pensamento, e é por meio dela que o aluno é capaz de construir significados sobre o mundo. O Letramento Matemático, por sua vez, propõe um ensino que vai além dos cálculos, incentivando o aluno a compreender e aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa(2025-04-30) FRANCISCO, Daniela Fonseca; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraA alfabetização e o letramento vão além da decodificação de letras e palavras; envolvem a capacidade de compreender , interpretar e utilizar a linguagem de forma funcional. O letramento matemático , por sua vez, propõe que os estudos não apenas resolvem operações , mas compreendam os conceitos matemáticos em contextos reais .Dessa forma, a aprendizagem se torna mais relevante e duradoura. Entre as principais abordagens contemporâneas, destaca-se a teoria socioconstrutivista de Vygotsky, que enfatiza a interação social no processo de aprendizagem. Essa perspectiva sugere que o professor deve atuar como mediador, estimulando a troca de conhecimentos entre os alunos. .Já Piaget propõe que o aprendizado ocorra por meio da construção ativa do conhecimento, exigindo atividades que desafiem os estudantes a pensar criticamente e resolver problemas.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) COUTO, Micheli de Cássia do; COMBI, Giovana Gabriele; MEDICI, Fátima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) MACIEL, Alexsandra Suzye Benelli; LOURENÇO, Ana Beatriz da Silva; GONÇALVES, Dhara Cristina Silvestre; SILVA, Kathleen Aparecido da; VERGILIO, Paola Terezinha de Jesus; PIRES, Priscila Cavalcante da Silva; MEDICI, Fátima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) FELISBERTO, Ana Julia; ZANGIACOMI, Antonia Alvisi; DAMALIO, Brenda Carvalho; BERNARDINO, Débora Pereira Martins; SUEIT, Laura Bianucci; MÉDICI, Fátima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) ARAUJO, Flaviana; CAMARGO, Beatriz; SANTOS, Ana Luiza; ALMEIDA, Gabriela de; ALVARENGA, Larissa Santana de; MÉDICI, Fatima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) SILVA, Kendra Leticia da Costa; ARRUDA, Crislen de; MÉDICI, Fátima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) GUEDES, Dhiessyca Caroline de Oliveira; MÉDICI, Fátima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) REIS, Jamily Fernanda dos; MÈDICI, Fátima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares – Percepção do Mundo e Sustentabilidade - Cuidando do meio ambiente(2025-04-30) GUIMARÂES, Ana Gabriela Vicentin; MEDICI, Fátima Aparecida; FERREIRA, Ingridy Karoline NogueiraO Projeto “Pequenos Cientistas do Meio Ambiente” foi pensado para ajudar as crianças a compreenderem a importância de cuidar do mundo em que vivemos de maneira prática, divertida e educativa. O ambiente escolar, onde passamos boa parte do dia, é um lugar perfeito para começar a aprender sobre a natureza, a matemática e podemos como colaborar para proteger o planeta. Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de explorar o pátio da escola, observar folhas, flores, pedras e até resíduos que possam estar no chão. Essa etapa ajuda a perceber como cada elemento faz parte do nosso ambiente e como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. Por exemplo, aprenderemos a separar o lixo corretamente, cuidando para que ele não prejudique os animais, as plantas e até mesmo o solo onde pisamos. Além disso, o projeto ensina que a matemática também está presente no cuidado com o meio ambiente!
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) SANTOS, Larissa Salgueiro; RAMOS, Claudia Durães; CARVALHO, Hellen Cristiane Andrade de; MEDICI, Fátima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patricia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) SILVA, Samira Maria Matta Costal da; MEDICI, Fatima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patricia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) SILVA, Iolanda Janaína Mendes da; MEDICI, Fátima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patrícia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) CARDOSO, Silvia Aparecida André; MEDICI, Fatima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patricia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) SILVA, Gislaine Fonseca; MEDICI, Fatima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patricia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) ROQUE, Tainara Dias; MEDICI, Fátima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patricia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) LIMA, Daniele Felix de; PEREIRA, Caroline Arribet Francisco; SANTOS, Victoria Gabrielly Oliveira; BIBIANO, Maria Eduarda de Melo; MEDICI, Fatima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patricia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.