Repository logo
Communities & Collections
All of DSpace
  • English
  • العربية
  • বাংলা
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • Español
  • Suomi
  • Français
  • Gàidhlig
  • हिंदी
  • Magyar
  • Italiano
  • Қазақ
  • Latviešu
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Српски
  • Svenska
  • Türkçe
  • Yкраї́нська
  • Tiếng Việt
Log In
New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "SILVA, Lidiana Rodrigues"

Filter results by typing the first few letters
Now showing 1 - 2 of 2
  • Results Per Page
  • Sort Options
  • No Thumbnail Available
    Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online - Matemática e Letramento : Colégio Madre Teresa
    (2025-04-30) SILVA, Lidiana Rodrigues; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; FERREIRA, Ingridy Karoline Nogueira
    A educação está em constante evolução e a modernização das metodologias de ensino é essencial para atender às demandas do século XXI. No Colégio Madre Teresa, a introdução de práticas inovadoras na Matemática e na Alfabetização e Letramento oferece uma oportunidade para transformar a experiência educacional. A abordagem construtivista, que promove um aprendizado ativo, é central nesse processo. O construtivismo defende que o aprendizado deve ser ativo, com o aluno construindo seu entendimento por meio de suas experiências. Em Matemática, isso envolve desafios como resolver problemas reais, como calcular materiais para uma construção ou analisar custos financeiros. A aprendizagem baseada em projetos, como a criação de um "mercado escolar", e o uso de materiais concretos, como blocos e ábacos, também são práticas eficazes.
  • No Thumbnail Available
    Item
    Projeto Integrado - Pedagogia Online -Práticas de Matemática e Letramento : Oficinas
    (2025-06-30) SILVA, Lidiana Rodrigues; SANTOS, Sérgio Ricardo dos
    Saber ler e escrever é tão importante quanto saber contar, a alfabetização matemática na infância é importante pois a criança aprende brincando. O letramento no ciclo da alfabetização abrange o processo ensino aprendizagem onde estão envoltos o conceito e o procedimento necessários para as práticas sociais de leitura e escrita. A discussão sobre o letramento matemático tem como referência as produções sobre o processo de letramento e aquisição da linguagem escrita que amplia a visão de alfabetização, sendo assim é importante destacar que as linguagens falada e escrita caminham atreladas a matemática, pois compartilham de uma mesma base cognitiva. Seu foco é a construção do conhecimento através de experiências concretas, da resolução de problemas, e de materiais como jogos e atividades lúdicas que priorizem desenvolver o pensamento lógico e o raciocínio matemático das crianças.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Privacy policy
  • End User Agreement
  • Send Feedback
Repository logo COAR Notify