Browsing by Author "SILVA, Iolanda Janaína Mendes da"
Now showing 1 - 2 of 2
- Results Per Page
- Sort Options
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Educação e Sociedade: Aprendendo a Aprender(2025-04-30) SILVA, Iolanda Janaína Mendes da; MEDICI, Fátima Aparecida; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SALA, Patrícia VasconcellosO projeto “Nossa Escola dos Sonhos” é uma oportunidade única para integrar conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de História da Educação, Pensamento Social e Educação e Aprendendo a Aprender, aplicando-os de maneira significativa na formação das crianças. Essa iniciativa visa promover a reflexão crítica sobre a escola enquanto espaço de aprendizado, inclusão e transformação social, proporcionando às crianças uma experiência lúdica e educativa que conecta passado, presente e futuro. O projeto permite que as crianças compreendam como a escola evoluiu ao longo do tempo, destacando mudanças em seus métodos, estruturas e objetivos. Ao conhecerem exemplos de escolas do passado e refletirem sobre como desejam que as escolas do futuro sejam, elas aprendem que a educação é uma construção social em constante transformação. Isso fortalece nelas a percepção de que sua participação, mesmo enquanto crianças, é fundamental para imaginar e moldar o futuro da educação.
- Item Projeto Integrado - Pedagogia Online - Fundamentos Pedagógicos Leitura e Prática: Compreendendo a linguagem como atividade humana(2025-06-30) COSTA, Guilherme A. da; GUIDA, Bianca Marques; SILVA, Iolanda Janaína Mendes da; DONATO, Sarah Brizola; JACOMINI, Mariângela Leocárdio; SANTOS, Sérgio Ricardo dosO Projeto Contar, Escrever e Imaginar: A Linguagem em Movimento, nasce da compreensão de que a linguagem é uma das expressões mais potentes da experiência humana. Pensar a linguagem como atividade social e cultural é fundamental tanto para a formação dos pedagogos quanto para o desenvolvimento integral das crianças. Ao propor atividades que envolvem a contação de histórias, a produção coletiva de textos e a dramatização, o projeto cria um espaço onde ler, falar, ouvir e escrever tornam-se práticas vivas, significativas e afetivas. Para os estudantes de pedagogia, vivenciar e planejar experiências que valorizem a oralidade, a leitura e a escrita é essencial. Não apenas porque são pilares da alfabetização e do letramento, mas porque esses elementos estão diretamente ligados à construção de sentido, à escuta sensível, ao respeito à voz do outro e à criatividade – competências indispensáveis para quem educa.