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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas - Passarela Projetada para o Bem Estar dos Cachorros do Mato
    (2025-06-30) MAURÌCIO, Ana Rafaela; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin Saldaña
    Esta passarela foi elaborada com foco no bem-estar dos cachorros do mato que habitam nas proximidades da UNIFEOB.
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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Memorial de Cálculo Descritivo
    (2025-06-30) SANTONIO, Felipe Ferreira; BURGUEZ, Vinicius Augusto Fernandes; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin Saldaña
    Elaboração de um projeto de uma passarela metálica para a travessia de animais silvestre, na localização do Campus UNIFEOB. Interligando o Campus com a área verde ao outro lado da Avenida Dr. Otávio da Silva Bastos. A Passarela será destinada para a travessia de animais, como cachorro do mato, capivaras dentre outros animais.
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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Passarela para Animais Silvestres
    (2025-06-30) CARDOSO, Gabriela de Oliveira; CAPUANO, Luis Ricardo P.; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin Saldaña
    A presença de animais silvestres na região do campus Mantiqueira da UNIFEOB é frequente, em razão da área de preservação ambiental existente nos arredores da faculdade e do Bosque Municipal Gavino Quessa. No entanto, essa região é cortada pela Avenida Octávio Bastos, o que dificulta a travessia dos animais de um lado para o outro. Como consequência, têm sido registrados diversos atropelamentos e mortes de animais silvestres ao tentarem atravessar a via, o que torna urgente a implementação de uma solução para o problema.
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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre
    (2025-06-30) CAVELAGNA, João Victor; BRANDT, Claudia; ARANDA, Edwin Saldaña; FREITAS, Henrique Junio Ferreira de
    O modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Gerenciamento e Estruturas : Projeto Estrutural de Passarela Metálica para Travessia de Fauna Silvestre
    (2025-06-30) FELIPE, Leonardo; BRANDT, Claudia; ARDANA, Edwin Saldana
    O modelo estrutural adotado para a passarela consiste em uma treliça metálica em arco, composta por barras trianguladas, projetada para vencer grandes vãos com leveza, estabilidade e eficiência estrutural. A escolha por uma geometria arqueada foi motivada pela sua capacidade de distribuir melhor os esforços ao longo da estrutura, reduzindo os momentos fletores e concentrando os esforços nos eixos axiais das barras — o que é ideal para sistemas em treliça. Este tipo de estrutura é amplamente utilizado em passarelas, pontes leves e coberturas devido à sua modularidade, facilidade de montagem e excelente relação entre resistência e peso próprio. Além disso, o sistema treliçado permite a utilização otimizada do aço, um material que trabalha bem tanto à tração quanto à compressão. O modelo foi desenvolvido e analisado no software Ftool, permitindo a simulação dos esforços atuantes nas barras e nos apoios sob a ação de cargas verticais distribuídas. A escolha dessa configuração visa não apenas a segurança estrutural, mas também aspectos estéticos e funcionais, oferecendo uma solução visualmente leve e tecnicamente adequada ao uso proposto.
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    Projeto Integrado - Engenharia Civil - Solos e Recursos Hídricos - Sistema de Drenagem Pluvial - Edificação em Área do Campus
    (2024-06-30) CRUZ, Admarkrem Stepant da; SOUZA, Carlos Alberto Collozzo de; BIANCHETTI, Fernando Cesar; TORRES, Karingthon Wilker; SALDANA, Edwin Antonio Aranda; BRANDT, Claudia
    Nossa equipe teve como meta os estudo para a compreensão do comportamento hidrológico dos solos e os conceitos básicos de hidrologia desenvolvendo técnicas, experimentos e análises para transformação de dados em indicadores visando solucionar problemas relacionados aos temas propostos nas unidades de estudo com intuito de minimizar impactos ambientais causados pelo desenvolvimento humano e incentivar o crescimento urbano sustentável integrando sistemas de drenagem pluvial aos projetos de edificações desenvolvidos.

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